quinta-feira, 18 de junho de 2009

WebQuest: para professores e alunos


A Unidade Curricular, Tecnlogias Educativas, tem me dado a conhecer imensa coisa...coisas da qual eu desconhecia. Quero dar-vos a conhecer a WebQuests.

O que são WebQuests? Em 1995, o Professor Bernard Dogdge, da San Diego State University, escrevia um curto artigo em que propunha a criação de um conceito – WebQuest – que auxiliasse na clarificação de um determinado tipo de actividades que estavam a ser postas em prática no âmbito de um projecto cujo nome de código era EDTEC 596. Neste artigo, ficava definido WebQuest (literalmente, uma demanda na Web): "Um WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementados por videoconferência. Existem, pelo menos, dois níveis de WebQuests que devem ser distinguidos um do outro" (…).

Dodge propõe a definição de dois níveis, que se prendem com a duração dos projectos – curta (uma a três aulas) e longa (uma semana a um mês em ambiente de sala de aula) –, mas também com a dimensão de aprendizagem que implica e que é explicitada com recurso ao modelo de Marzano (1992): no caso dos projectos de curta duração, estar-se-ia perante aquisição e integração de conhecimentos, isto é, a Dimensão 2 deste modelo, enquanto os projectos de longa duração teriam como objectivo a extensão e refinamento de conhecimentos (Dimensão 3).



Porquê WebQuests A possibilidade de acesso à Internet, nas nossas escolas de 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está assegurada pela iniciativa Internet nas Escolas, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Também o Ministério da Educação, através do Programa Nónio – Século XXI, financia projectos de escolas que queiram abrir-se às potencialidades educativas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apoiando a criação de Centros de Competência cuja missão é oferecer formação e dar apoio às escolas que a eles se agreguem.

Neste quadro, do qual está, infelizmente, ausente a esmagadora maioria das escolas de 1.º ciclo, é extremamente útil que a navegação na Internet, por parte dos nossos alunos, possa ser estruturada e profícua. De facto, se "navegar" é preciso, é bom fazê-lo com metas traçadas e, sempre que necessário, com rumo definido.

O tempo em educação é um factor crucial, precioso, que não pode malbaratado. Se navegar sem rumo muito certo pode ser, numa primeira fase, útil e agradável, acaba por se tornar cansativo e pouco compensador. Impõe-se, portanto, racionalizar a utilização de recursos. É a esta racionalização e estruturação de pesquisa que um WebQuest pretende corresponder.



Como criar um WebQuest Bernard Dodge propõe que um WebQuest seja constituído por seis partes, pelo menos:

1. Uma introdução em que se defina claramente o que se pretende e que dê alguma informação preliminar de base.
2. Uma tarefa, que seja, ao mesmo tempo, exequível e interessante.
3. Um conjunto de fontes de informação necessárias à consecução da tarefa. O autor sugere que a maior parte destas fontes deve estar incluída, na forma de hiperligações, no próprio corpo do WebQuest. Estas hiperligações podem remeter para: documentos colocados na World Wide Web; peritos num determinado assunto; bases de dados pesquisáveis na própria Internet; bem como livros ou outras fontes a que os alunos possam ter um acesso fácil. Impede-se, desta forma, que o aluno vagueie pela Internet, que lhe dificultaria desnecessariamente o completamento da tarefa num espaço de tempo razoável.
4. Um descrição do processo pelo qual os alunos devem passar para realizar a tarefa. Esta descrição deve explicitar os procedimentos e/ou passos a dar.
5. Orientações sobre como organizar a informação recolhida. Estas podem adquirir o formato de questões que encaminhem os alunos, ou de indicações quanto a determinadas tarefas a realizar ou instrumentos a utilizar.
6. Uma conclusão.
Outros factores devem ser levados em conta, nomeadamente a motivação a dar aos alunos. Esta pode passar pela realização em grupo do WebQuest, ou pela definição, no corpo do WebQuest, de papéis que os alunos devem desempenhar e que os ajude a tomar um determinado ponto de vista ou a focar a atenção sobre pontos específicos de um assunto ou tema.

Finalmente, os temas a tratar podem dizer respeito a uma disciplina ou, pelo contrário, apontar para ligações interdisciplinares. Do ponto de vista da concepção e desenvolvimento de WebQuests, é mais simples começar com WebQuests restritos a uma só disciplina e, mais tarde, com experiência acumulada, passar à elaboração de WebQuests que cruzem conhecimentos de várias áreas disciplinares.

Existe na Internet, também elaborado pelo mesmo Bernard Dodge, um conjunto de páginas que facilitam imenso o processo de criação de WebQuests, cuja página principal se mostra na Figura 1 - Building Blocks of a WebQuest.