quarta-feira, 29 de abril de 2009

Utilidade dos Blogs



A importância do uso do blog na educação

Quero dar-vos a conhecer a importância dos Blogs na base do ensino-aprendizagem. A Unidade Curricular, Tecnologias Educativas, abriu de facto os meus "olhos" para uma nova realidade. Alargou os meus horizontes...
Os blogs são formas de ensinar e aprender, muito ricas tanto para o professor como para o aluno. Actualiza, instimula a curiosidade, a pesquisa e a aprendizagem e contudo é uma forma de comunicação entre alunos, professores e família.

É um utensílio para ensinar e aprender, e uma forma de troca de conhecimentos e publicação dos seus conhecimentos construídos e produzidos.

Os blogs – espaço de interacção na internet que são actualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem num fenómeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página.

No blog, os alunos são colocados em contacto com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”.

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas do blog é possibilitar que os usuários publiquem os seus conteúdos sem a necessidade de saber como são construídas páginas na Internet.

O que podemos fazer com um blog?

1 - Publicar material didáctico
2 - Socializar as produções de alunos
3 - Trabalhar de forma colaborativa entre alunos/professores
4 - Interagir com outros grupos
5 - Realizar provas/exercícios
6 - Estimular a participação utilizando diferentes linguagens
7 - Aproximar-nos das publicações multimédia
8 - Funcionar como espaço de experimentação na investigação das nossas práticas
9 - Guiar, coordenar e moderar de forma virtual os trabalhos apresentados na turma.
10 - Propor actividades lúdicas
11 – Incentivar a construção de redes
12 – Propiciar a aprendizagem colaborativa por meio de estratégias de criação em equipas...