quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Mundo e as Tecnologias



O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
O acesso a redes dentro e fora das empresas, a videoconferência em rede local a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefónicas são alguns exemplos destas novas tecnologias.

A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio.


Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até o trabalhador.
Trabalhar a partir de casa parece ser cada vez mais a hipótese acertada numa altura em que a flexibilidade se tornou num dos assuntos da ordem do dia.

Se é na escola que o aluno enquanto ser social compreende o seu papel de cidadão, começa a integrar-se à sociedade e à sua cultura, deve se nela também, que ele comece a entender o mundo, os valores...
A geração de jovens que está hoje dante de nós, é a geração do "ciberespaço" - televisão, computadores, jogos, vídeos, etc. É de fundamental imporância construi actualmente, um ensino que seja ligado à vida social dos alunos,inerente aoseu tempo, incorporando ao processo de ensino - aprendizagem a Tecnologia Educativa.
É preciso que o aluno seja criativo, participativo, motivado, a ir mais além do que já conhecena sala de aula!
Nada mais adequado a isto do que a integração das Tecnologis Educativas no ensino - aprendizagem.